BIOGRAFIA


• Iniciou suas atividades artísticas no final da década de 70, nas áreas de artes gráficas, publicidade e música, participando de vários festivais de MPB, ganhando inclusive 1º e 4º lugares no Festival FORB 80. Em 1980 entra na Orquestra Harmônicas de Curitiba, na qual atua durante 2 anos como músico.

• Em 1981 funda, com René Gil, seu primeiro mestre no teatro, o Grupo Fantasia, iniciando-se na área teatral.

• De 1981 a 1991 participa ativamente da vida artística curitibana, atuando com teatro, ópera, mpb, cinema, literatura, artes plásticas, além de atuar em política cultural, sendo membro de diretorias de entidades ligadas à cultura. Em 1992 funda a Companhia de Teatro Cultrún, juntamente com o diretor chileno Pedro Dubó Guzmán, desenvolvendo vários trabalhos de pesquisa teatral e de radioteatro.

• De 1991 a 1994 foi professor de Artes Cênicas e Diretor Teatral da Sociedade Educacional Positivo, tendo desenvolvido trabalho junto às oficinas de teatro e grupos teatrais, além de várias montagens de peças teatrais e eventos culturais.

• Desde 1994 tem desenvolvido uma ampla atividade no mundo artístico, tendo montado muitos espetáculos como CURI-TIM A LENDA DE CURITIBA, ópera de sua autoria juntamente com o maestro Edilberto Vasconcelos, considerada a primeira ópera infantil do Brasil, além de vários musicais infantis, programas de TV, rádio, cinema, vídeos-arte e peças teatrais, além de ministrar cursos e oficinas culturais diversas.

• Em 1998 e 1999 foi professor da Academia de Cinema de Curitiba – Artcine, tendo lecionado as disciplinas de Interpretação, Artes Cênicas, Direção de Atores,
Projetos Culturais, além de ter sido Coordenador de Atividades Práticas da Academia.

• Em 1998 fundou o grupo ÊXEDRA – Pesquisa e Experimentação Teatral, do qual é Diretor até hoje, explorando temas científicos, filosóficos e espiritualistas nos seus espetáculos. Deste grupo surgiu o espetáculo “Aos Poucos Ouvidos Moucos que Virão Falaremos um Pouco da Nossa Escuridão”, que versa sobre a Física Quântica.

• Iluminador Profissional, ganhou vários prêmios de Iluminação em Pernambuco, Bahia, Curitiba, entre outros.

• Como artista plástico já realizou mais de 30 exposições , entre individuais, coletivas e salões oficiais.

• Em 2004 ganhou dois prêmios, Melhor Direção e Melhor Espetáculo no II Festival de Esquetes do Sesc Água Verde.

  • Em 2009 fundou o Grupo de Estudos Brechtianos - GE'BRECHT, com apoio do Goethe Institut de Curitiba, visando estudar e praticar as teorias teatrais de Bertolt Brecht, no teatro e no cinema.

• Como radialista atuou durante 03 anos na Rádio Educativa do Paraná, apresentando os programas Rotação Cultural, Coisas da Vida e Curitiba Agora, além de ter trabalhado no Nucleo de Radiodramaturgia da rádio, realizando especiais para rádio como Curitiba de Todos Nós, Narrando Dalton Trevisan, entre outros.

Destacam-se de sua atuação

LOUCURA – PATRIMÔNIO UNIVERSAL DA HUMANIDADE – peça teatral adaptada da obra Elogio da Loucura de Erasmo de Rotterdam, apresentada em 2000/2001 em Curitiba.

B.B. O BIRULENTO – peça teatral sobre a vida e obra de Bertolt Brecht, apresentada de 1997 a 1999 no Teatro Guaíra, Teatro Sesc da Esquina, Teatro Novelas Curitibanas e outras cidades.

O DISCURSO DA AMÉRICA – lançada no Festival de Teatro de Curitiba, em 2004.

AOS POUCOS OUVIDOS MOUCOS QUE VIRÃO FALAREMOS UM POUCO DA NOSSA ESCURIDÃO, peça teatral sobre física quântica, 2000 a 2002 em Curitiba.

NARRANDO DALTON TREVISAN, espetáculo com obras do escritor curitibano Dalton Trevisan, apresentado em 2002/2003 no Solar do Rosário e no Hermes Bar.

ÁLIBI – peça teatral apresentada em 2002 e 2003 no Hermes Bar, em Curitiba.

PROJETO COISAS DA VIDA – Criação da sonoplastia de 30 histórias de radioteatro, apresentado na Rádio Educativa do Paraná, no ano de 2002 e 2003.

CURITIBA DE TODOS NÓS - Criação da sonoplastia de especial para radioteatro sobre a cidade de Curitiba, apresentado na Rádio Educativa do Paraná, em 2001.

Como Ator, já participou de muitos trabalhos nas áreas de cinema, vídeo, teatro, TV, rádio, destacando-se sua atuação como protagonista no especial para TV “Angústia”, baseado na obra de Graciliano Ramos, veiculado na TV CNT em 1998, sob a direção de Peter Lorenzo. Atuou no filme “O Guardião da Rua Nove”, sob a direção de Eduardo Sigaud, desempenhando o papel-título.

Na Literatura, participou em 1991 o livro “Contos e Encontros”, coletânea de contos paranaenses, com Maria de Lourdes Néias Ferrenti, Nohêmia S. Lima, Anilce B. R. Goreski, Clorides O. Marques, supervisionado pelo escritor Deonísio da Silva, pela Editora Lítero-Técnica, de Curitiba. Em 2003 editou o livro infanto-juvenil “NO MUNDO DOS SERES DIÁFANOS”, pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com o incentivo fiscal da Siemens e da Clinihauer. Em 2004 lançou o livro “O ALEIJÃO CEREBRINO – CRÕNICAS DO SER LACERANTE”., livro de crônicas filosóficas, juntamente com a peça teatral “Crônicas do Ser Lacerante”. Em 2005/2006 lançou “PEQUENO PERFIL CURITIBANO”, livro de contos inéditos. Em poesia, escreveu “Luzio de Murmúrios”, inédito.

Na Dramaturgia, Jul Leardini é autor de várias peças teatrais, entre elas: ID – O Substrato de um Ser, - Comunhão Latina - Aos Poucos Ouvidos Moucos que Virão Falaremos um Pouco da Nossa Escuridão -, além de adaptações de obras literárias diversas como Elogio da Loucura, de Erasmo de Roterdam, B.B. O Virulento, de Bertolt Brecht, entre outras.

No Cinema, roteirizou, com Paulo Blitos, o curta-metragem “Atrás das Grades”, produziu o filme “Vovo vai ao supermercado”, ganhador de vários prêmios, entre eles o Prêmio Kikito, no Festival de Gramado-2004 (melhor interpretação Lala Schneider), para TV “Síndrome”, para vídeo “Ser” , “A Coisa”, “Sou um Artista”, e fez preparação de atores e casting para o filme “Um Corpo Caiu”, de Valdemir Milani, além de várias outras participações em Cinema e Vídeo.

• Em 2008 lançou seu CD “Misuka”.

• Atualmente, é diretor do grupo Êxedra – Pesquisa e Experimentação Teatral, além de ministrar cursos, oficinas e palestras.

• É graduado e licenciado em Filosofia pela UFPR e discente em Cinema e TV pela CineTV-PR.

PRESTANDO CONTAS DAS ATIVIDADES NA ÁREA DE POLÍTICAS CULTURAIS

Jul Leardini foi eleito em 2012 para o CONSEC - Conselho de Cultura do Paraná, para atuar até 2014, participando das decisões da política cultural para o nosso Estado.

Ao longo deste período, destaca-se de sua atuação:

1. Participou de todas as reuniões, ordinárias e extraordinárias;

2. Atuou em Grupos de Estudos - GTs, como: Pesquisa e Criação do Plano Estadual de Cultura do Paraná, Pesquisa e Criação do Sistema de Informações Culturais do SEEC, entre outros;

3. Participou de Conferências de Cultura, visando aprimorar a discussão das políticas culturais no Estado do Paraná;

4. Propôs assinatura de petição pública de todos os integrantes do CONSEC visando a aprovação da PEC 150, que foi encaminhada aos nossos políticos, representantes do Paraná, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, para conseguirmos aumento de verbas diretas para a Cultura, a nível municipal, estadual e federal;

5. Dias 21 e 22 de setembro de 2013, esteve como delegado em Guarapuava, trabalhando na III Conferência Estadual de Cultura, atuando como coletor de sugestões para a criação do Plano Estadual de Cultura do Paraná;

• 6. No dia 23 de setembro de 2013, em Guarapuava, participou de mais uma reunião ordinária do CONSEC - Conselho de Cultura do Paraná.

7. Atuou de setembro/2013 a julho/2014 na construção do PEC-Plano Estadual de Cultura, junto com vários colegas do CONSEC, SEEC, entre outras pessoas. Sua atuação no CONSEC finalizou em julho/2014, sendo indicado pelo CONSEC para atuar no COMPELLL.

8. COMPELLL - Desde outubro de 2014, tem atuado como membro efetivo do COMPELLL - Comitê do Plano Estadual de Literatura, Livro e Leitura, cujo objetivo é estudar, finalizar e incentivar a prática a Lei Estadual de Literatura, Livro e Leitura.

EMBAIXADOR DA PAZ

Em dezembro de 2015, Jul Leardini foi investido com o título de Embaixador da Paz, pela sua atuação com o pensamento pacifista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

*- mensagem... -*